“Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.”Estatuto da Criança e do Adolescente(Lei Federal nº 8069, de 13/07/1990 – ECA)

O que é o Projeto?

O que é o projeto?

           O projeto PEQUENO TOQUE, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada no município de Itajaí, SC.
Conforme seu estatuto social, a instituição atua na Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Enfrentando como problema principal a violência infantil, seja ela física, sexual, psicológica ou a negligência.

O índice de agressão em SC assim como em todo o mundo, vem crescendo cada vez mais. Há um índice preocupante de crianças e adolescentes que vem sofrendo agressões físicas, sexuais e psicológicas. Na maioria dos casos a agressão ocorre dentro da própria casa, com crianças de zero a quatorze anos.  Por este motivo e pela vulgaridade exposta na mídia e na sociedade, nos dias de hoje não podemos mais tocar no outro sem ter nosso toque como referência de agressão ou sexualidade. Esta idéia errada do toque vem abordando cada vez mais idades tenras. A preocupação com essas crianças e jovens é que fez surgir, em 2010, o PROJETO PEQUENO TOQUE.
           Visando todos os fatos levantados o projeto Pequeno Toque vem contribuir para a mudança de um mundo cheio de violência, ausência familiar e falta de saúde física e psicológica, para a reflexão e conscientização de uma nova transformação para a sociedade. Combatendo a agressão e ajudando essas crianças na sua auto-estima, formação de caráter e um bom relacionamento social e cultural.
            Trabalhando a cidadania no resgate da auto-estima, o projeto desenvolve um trabalho terapêutico com crianças, utilizando a massagem como meio de relação e de reequilíbrio fisiológico, psicomotor e emocional.
Pensando no bem estar de crianças, que são uma sociedade futura, a idéia da estimulação tátil é fornecer o que é fundamental para crianças: contato, amor, carinho. Através da comunicação entre a mão e a pele, feita silenciosa e atentamente, como exige toda prática corporal, surge um novo relacionamento, cheio de amor e alegria, onde o aperfeiçoamento e o cuidado se elevam.
            Este tema é de suma importância, para transformação da sociedade, e a família é principal instrumento para a realização deste projeto, conscientizando através de palestras entre outros, a importância dos bons tratos na educação de seus filhos, deste de pequenos, e do exemplo moral para com toda família, criando um vinculo de carinho, amor e respeito com outro.
           Além da massagem o projeto conta com atividades complementares, tais como: atividades lúdicas, acompanhamento nutricional, acompanhamento psicológico, palestras aos pais, apoio a gestantes, campanhas a favor do combate a agressão infantil, entre outros. As atividades propostas são realizadas de forma divertidas, atrativas, que se tornam significativas na vida das crianças.             O projeto é formado por uma equipe fixa pequena, mas trabalha também com estagiários, voluntariado e convênios com profissionais de diversas áreas, que  realizão voluntariamente palestras e ações todos os meses, tanto para as crianças e jovens, como para os adultos.



 
“Nutrir uma criança sim, mas não só com leite.
É preciso pegar-lhe ao colo.
É preciso acariciá-lo
Embalá-la e massajá-la.
É  necessário conversar com a sua pele,
com as costas,
com todo o seu corpo,
que tem tanta sede e fome como a sua barriga”

(Shantala - Leboyer, F.)